Telefone Marins & Lourenço 21 3856-6251 Email - Marins & Lourenço contato@marinslourenco.com Facebook - Marins & Lourenço Instagram - Marins & Lourenço

Marins & Lourenço

123

Planejamento previdenciário: Porque você já deve começar a calcular sua aposentadoria


Postado em junho 17, 2019

Muito tem se falado sobre reforma da previdência nos últimos meses, e o discurso do governo tem deixado a população de “cabelo em pé”. O número de pessoas que nos procuram querendo realizar planejamento previdenciário aumentou consideravelmente. O argumento? “Se vier a reforma eu não me aposento nunca!”.

 

Mas antes de entrarmos no tema é preciso esclarecer o seguinte: ouvimos muitos clientes dizendo que encontraram na internet a resposta para os seus problemas e dúvidas, e que isso virou um problema maior, pois não era a solução ideal. MUITO CUIDADO! Eu sei que provavelmente você chegou até aqui através de uma busca na internet, e que ela é nossa grande aliada hoje em dia. Mas é importantíssimo frisar que há muita informação equivocada e dúbia na internet, sendo assim, utilize-a com cuidado e SEMPRE consulte um profissional de confiança especializado.

 

Dito isto: mas afinal? O que é o planejamento previdenciário?

 

O planejamento previdenciário pode ser feito de duas maneiras: antes do início (ou bem no início) da contribuição ou após longos anos de contribuição.

 

Com base nos dados fornecidos pelo cliente podemos, previamente, verificar uma estimativa de data para aposentadoria, e, por vezes, estimar os valores que eventualmente serão recebidos.

 

Através do planejamento pode-se realizar análise do CNIS e verificar todas as pendências existentes e saná-las antes da entrada do requerimento. Assim, fica mais prático para o segurado, pois poderá requerer os documentos necessários junto às empresas que trabalhou, ou ainda, procurar documentos que às vezes não lembra onde guardou.

 

Para aquele que ainda está iniciando sua vida contributiva, poderá ser orientado sobre quais documentos deve manter guarda, e ainda, em qual categoria deve contribuir (quando for individual ou facultativo) e se pode contribuir além do que já contribui, e às vezes, até reduzir a contribuição, quando esta é realizada acima do teto.

 

Neste planejamento poderá ainda ser verificado se a atividade exercida é especial, podendo portanto ter conversão do tempo comum em especial, reduzindo por vezes, de forma considerável, o tempo de contribuição.

 

São muitos detalhes que serão analisados no planejamento previdenciário. Valores, tempo, documentos, recolhimento correto e etc. Todas as suas dúvidas serão sanadas e esclarecidas.

 

E não só de aposentadoria vive o planejamento previdenciário! Quando não orientado de forma correta, às vezes o segurado acaba fazendo a contribuição menor, no código errado e/ou com alíquota reduzida, prejudicando assim o recebimento de determinados benefícios e aposentadorias.

 

Infelizmente, não é comum que o brasileiro procure o advogado de forma preventiva, isso porque, temos a cultura de que o advogado serve para resolver problemas, contudo, a assessoria prévia especializada pode auxiliar e esclarecer evitando problemas futuros, facilitando assim concessão da aposentadoria e benefícios no momento em que você mais precisa.

Conheça melhor a Marins & Lourenço Advogados,
e veja como podemos te ajudar.

Entre em Contato

Voltar para Blog / Voltar para Home